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domingo, 25 de agosto de 2013

AUBREY BEARDSLEY - BIOGRAFIA

                                      
Aubrey Vincent Beardsley, conhecido como Aubrey Beardsley (nasceu em 21 de Agosto de 1872, Brighton, Inglaterra - morreu em 16 de Março de 1898, Menton, França), foi um ilustrador inglês, considerado uma das figuras de destaque do Esteticismo.



     Auto-retrato, caneta e tinta, 1892 - Museu Britânico


Embora oriundo de uma família modesta, Beardsley e a sua irmã, tiveram uma educação rigorosa em música e literatura, incentivada pela sua mãe. No entanto, no final de 1888, foi forçado a deixar a escola e a ir trabalhar como caixeiro. 
Desde a infância, o artista revelou um especial interesse pelo desenho, tendo publicado um poema e uma série de esboços, num jornal da escola. Em 1889, continuou a publicar os seus desenhos e textos numa revista, prosseguindo o trabalho como caixeiro. Beardsley ambicionava viver apenas da sua arte, por isso, decidiu procurar o artista inglês pré-rafaelita, Edward Burne-Jones. Aconselhado por este, frequentou a Escola de Arte de Westminster, em Londres (1891), durante alguns meses em regime nocturno. 

 Vinheta para Bon Mots, tinta preta e grafite sobre papel, 1892 - Museu de Arte Harvard

Em 1893, Beardsley ilustrou uma nova edição de A morte de Artur, por Sir Thomas Malory.Depois de realizar as famosas ilustrações (1894) para a peça de Oscar Wilde, Salomé, o artista ganhou notoriedade. Foi editor de arte do jornal O Livro Amarelo (1894-1895) e The Savoy (1896).
Beardsley foi influenciado pelo estilo pré-rafaelita. As suas ilustrações revelam a concepção do espaço das gravuras japonesas, o estilo elegante e curvilíneo característico da Art Nouveau e o desrespeito pelas proporções. A sensualidade evidente das mulheres nos seus desenhos, surpreenderam os críticos e o público em geral. A maioria das suas imagens, foi realizada com tinta, em preto e branco. 

O aniversário de Madame Cigale,tinta preta, aguada cinza, guache branco e grafite, 
sobre papel, 1892 -Museu de Arte Harvard

Beardsley participou noutros projectos importantes, que incluíram ilustrações para uma edição do poema The Rape of the Lock (1896), por Alexander Pope, e  um livro com os seus desenhos, intitulado Um Livro de cinquenta desenhos (1897). Beardsley escreveu ainda alguns poemas e prosa, como A História de Vénus e Tannhauser.

Projecto para fachada John Davidson's, tinta e grafite sobre papel, 1894 - TATE

A sexualidade de Beardsley originou várias especulações. Embora associado ao grupo homossexual que incluía Oscar Wilde, por diversas vezes foi considerado assexuado, devido à sua devoção ao trabalho e à doença crónica. 

Quatro rainhas encontram Lancelot dormindo,tinta preta e grafite sobre papel, 1893-94 
Museu de Arte Harvard

Beardsley fruía de uma saúde frágil, antes dos dez anos de idade, contraiu tuberculose, doença que o viria a incapacitar. Os ataques recorrentes da doença, impossibilitavam a sua de saída de casa, e por vezes, a realização da sua obra. Em 1897, depois da sua converção ao catolicismo, viajou para Paris com a sua mãe e irmã, aconselhado pelos médicos. 

A morte de Artur,impressão, 1893-94 - Universidade do Estado da Califórnia

Morreu no ano seguinte, em Menton, com 25 anos de idade, 
vítima da doença que o devastava desde criança. 

A toilette de Salomé,caneta e tinta, 1894 - Museu Britânico

O seu estilo moderno e pessoal, fez dele a figura mais importante da arte inglesa, na última década do século XIX. Os seus temas foram retirados da literatura clássica, da história, da Bíblia e do mundo social do seu tempo. O seu trabalho tornou-se amplamente conhecido e admirado no exterior, em vida e logo após a morte. A obra que realizou foi uma parte influente da corrente Art Noveau.

A toilette de Salomé II, caneta e tinta sobre pergaminho japonês, 1893-1894 - 
 Museu Victoria e Alberto

The Peacock Skirt,para Salomé,tinta preta e grafite sobre papel, 1893 -
Museu de Arte Harvard

The Rape of the Lock, o Sonho, caneta e tinta preta, 1896 - Museu J. Paul Getty

A Dama das Camélias, tinta e aguarela sobre papel, 1894 - TATE

Isolda, litografia, 1895 Universidade do Estado da Califórnia

Projecto para a capa The Savoy nº 1,Janeiro de 1896, tinta preta e grafite sobre papel branco 
Museu de Arte Harvard

John Bull para The Savoy, tinta preta e grafite sobre papel, 1895 - Museu de Arte Harvard

O Livro Amarelo, Fantasias, tinta sobre papel, 1894-1897 Universidade do Estado da Califórnia

Projecto para a capa, O Livro Amarelo, tinta spbre papel, 1894 - TATE

 O Livro Amarelo,impressão,1894 - Universidade do Estado da Califórnia

Casal abraçado no céu,litografia, 1896 - Universidade do Estado da Califórnia

Ali Baba,capa para The Forty Thieves, impressão, 1897 - Universidade do Estado da Califórnia

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