Giovanni Antonio Canal - Canalleto - 1697 / 1768
01. Pintor e gravador veneziano, Giovanni Antonio Canal (1697-1768), conhecido como Canaletto, foi considerado o maior pintor paisagista do século XVIII. Estudou em Roma e, de volta a Veneza, dedicou-se a pintar aspectos pitorescos da cidade. Entre 1746 e 1755 morou em Londres, onde a sua obra alcançou muita popularidade, ficando cada vez mais acurada nos detalhes topográficos, com uma técnica mais leve e mais precisa, características essas notadas na maior parte dos seus trabalhos posteriores. Em 1755 o artista retornou permanentemente a Veneza. Os seus últimos anos não foram tão notáveis artisticamente. Foi eleito membro da Academia de Veneza em 1763. A sua admissão foi primeiramente rejeitada porque os académicos não consideravam a pintura de paisagens como uma expressão artística de relevo.
- 02. Giovanni Antonio Canal Canaletto 1697-1768 Londres: Northumberland House 1752 Óleo sobre tela 84 x 137 cm
- Northumberland House
- 3. Londres - A Ponte de Westminster do lado Norte no Dia de Lord Mayor - 1746
- A Ponte de Westminster
- 4. As primeiras pinturas de Canaletto são as da campagna romana, anteriores a 1722. A partir dessa data a sua pintura versa, principalmente, sobre Veneza, os seus canais, igrejas e pontes. "A Praça de São Marcos" ( National Gallery of Art, Washington, DC ), "Vista do grande canal", "Escola da caridade", "A festa de San Rocco" ( National Gallery, Londres ) estão entre os quadros mais característicos dessa época. Roma – O Arco de Constantino - 1742
- O Grande Canal Perto da Ponte di Rialto
- Roma ruínas do Fórum Olhando para o Capitólio
- 05. Empregando grandes constrastes de luz e sombra, Canaletto reproduz, com técnica admirável, detalhes arquitectónicos de Veneza, Roma e Londres. As suas paisagens, executadas com rigorosa precisão, são animadas pela riqueza cromática. Vista de um Rio em Pádua - 1742
A Praça de São Marcos, Veneza
- La Piazza della Signoria a Firenze
- La Vigilia Di Santa Marta
- 06. Depois do seu primeiro sucesso numa mostra, Canaletto fez vários trabalhos para um patrono, Stefano Conti, mas foram os coleccionadores ingleses que dominaram o mercado para as suas pinturas. De acordo com os costumes da época, para jovens da aristocracia inglesa era considerado de boa educação ir à Itália visitar Roma, Florença e Veneza, o que implicava a compra de refinados souvenirs . Canaletto supriu essa demanda com os seus quadros. O seu primeiro contacto foi com um irlandês, Owen McSwuiney, mas o mais importante foi Joseph Smith, um inglês residente em Veneza como Cônsul Britânico, que, consta, o incentivou a abordar outros aspectos de Veneza e de Roma que agradassem ao mercado de arte inglês. Smith reuniu uma preciosa colecção de trabalhos de Canaletto, posteriormente vendidos ao Rei George III e a outros nobres ingleses.
- Interior da capela de Henrique VII, a Abadia de Westminster, c.1750
- 07. Londres – O Tamisa e a Cidade - 1746-47
London Greenwich Hospital do banco norte do rio Tâmisa
- 08. Ranelagh, Interior da Rotunda - 1754
- Londres Ranelagh Interior da Rotunda 1754
- 09. Fim Trabalho realizado por: Catarina Ratinho.
- **Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou das postagens deste blog, Mande-nos sugestões de artistas que gostaria de ver publicado!
Abraço.