Lorenzo Ghiberti
1378 - 1455
Escultor do Quattrocento italiano, Ghiberti conseguiu impor, sobre as influências góticas, os novos postulados estéticos inspirados no mundo clássico que caracterizariam a arte renascentista.
Lorenzo Ghiberti nasceu em Pelago, Itália, por volta de 1378.
Formou-se na oficina do ourives florentino Bartolo di Michele.
Abandonou Florença para trabalhar em Pesaro, como pintor de Sigismondo Malatesta, mas regressou para candidatar-se à execução da segunda porta do batistério daquela cidade. O tema escolhido foi o sacrifício de Isaac e, apesar de concorrer com artistas do porte de Filippo Brunelleschi, Ghiberti foi o escolhido.
O sacrificio de Isaac
A segunda porta, dividida em compartimentos de formas quadrilobuladas, mostra cenas bíblicas com poucos personagens e só foi terminada em 1424.
Pouco depois, Ghiberti recebeu também a encomenda da terceira porta do batistério de Florença, tão bela que mais tarde Michelangelo achou-a digna de servir de porta do Paraíso.
Além dessas monumentais obras, esculpiu as estátuas de são João Batista, são Mateus e santo Estevão para Or San Michele, os relevos da pia batismal de Siena e peças de ourivesaria, hoje desaparecidas.
Lorenzo Ghiberti morreu em Florença em 1º de dezembro de 1455 e deixou uma autobiografia intitulada I commentari (Comentários).
Fonte: Encyclopaedia Britannica do Brasil
***Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou das postagens deste blog, Mande-nos sugestões de artistas que gostaria de ver publicado!
Abraço.