GIORGIO CHIRICO
Giorgio de Chirico (1888-1978) foi um pintor grego, representante da pintura metafísica.
Giorgio de Chirico nasceu em Vólos, na região grega da Tessália. Estudou artes em Munique e Paris, onde estabeleceu amizade com importantes artistas como Apollinaire e Picasso.
Na Itália, criou o grupo”Pittura Metafísica. Em 1919, liderou outro grupo de artistas, o Valori Plastici. Morou em Paris entre 1924 e 1939.
A pintura de De Chirico possui características diversas, já que possui elementos de surrealismo (o qual foi identificado em sua obra durante bom tempo) e dadaísmo.
Em sua pintura, é constante os elementos que usavam grandes espaços, como praças e ambientes oníricos e características misteriosas.
Chirico era considerado pintor metafísico, influência que obteve através do pintor italiano Carlo Carrà, que fazia parte dessa corrente.
Sua obra foi bastante inspirada pelas leituras dos filósofos Nietzsche e Schopenhauer, o que deu certo teor pessimista e melancólico à suas pinturas. No Brasil, vários pintores levaram a sua influência: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Ismael Nery.
HECTOR AND ANDROMACHE
Suas obras proeminentes são “O Enigma da Hora” (1912) “Melancolia de uma Bela Tarde” (1913) O Sonho Transformado, (1913) “Heitor e Andrómaca” (1917), as “Musas Inquietantes” (1916).
Chirico morreu em Roma.
***Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou das postagens deste blog, Mande-nos sugestões de artistas que gostaria de ver publicado!
Abraço.