Virginia Woolf (1882-1941) foi uma romancista, ensaísta e editora inglesa. Uma das principais escritoras do Movimento Modernista do século XX. Famosa por apresentar em suas obras as questões políticas, sociais e feministas.
Virginia Woolf nasceu em Londres, no dia 25 de Janeiro de 1882. Filha do editor, Leslie Stephen, cresceu sob a influência da sociedade literária vitoriana. Enquanto seus irmãos estudavam em Cambridge, Virginia estudava em casa com professores particulares, o que lhe desagradava profundamente. Após a morte de sua mãe, de sua irmã e de seu pai, entrou em profunda crise nervosa.
Em 1910 ingressou no grupo de Bloomsbury, um círculo intelectual de artistas e escritores. No grupo conheceu Leonard Woolf, com que se casou em 1912. Em 1915 publicou sua primeira obra “The Voyage Out”. Em 1917, junto com o marido, fundou a editora Hogarth Press. Publicou “Noite e Dia” (1919).
Em 1925 publicou “Mrs. Dalloway, um romance onde a escritora faz uma crítica à relação patriarcal da sociedade inglesa da época, à dificuldade da mulher conquistar seu espaço diante do pouco acesso à educação e da opressão sofrida pelos homens.
Um dos mais conhecidos trabalhos, de não ficção, de Virgínia Woolf foi “Um Teto Todo Seu” (1929), um ensaio baseado em uma série de palestra que ela deu em 1928, em várias universidades femininas de Cambridge. O ensaio é visto como um texto feminista, uma crítica à falta de espaço e liberdade que as mulheres sofreram na história.
Com sérios problemas depressivos, que se agravaram durante a guerra, Virgínia Woolf se suicidou no rio Ouse, perto de sua casa, em Sussex, Inglaterra, no dia 28 de março de 1941.
Frases e Pensamentos de Virginia Woolf
A vida é como um sonho; é o acordar que nos mata.
As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de reflectirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural.
Se você não contar a verdade sobre si mesmo, você não pode contar a verdade sobre as outras pessoas.
Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro.
Cada um tem o seu passado fechado em si, tal como um livro que se conhece de cor, livro de que os amigos apenas levam o título.
As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o
O efeito da morte sobre aqueles que continuam vivos é sempre estranho, e muitas vezes terrível, pela destruição de desejos inocentes.
Que a mim pois seja dado saborear o momento, antes que ele se propague pelo restante do mundo!
Sono, essa deplorável redução do prazer da vida.
Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou das postagens deste blog, Mande-nos sugestões de artistas que gostaria de ver publicado!
Abraço.