ANNIBALE CARRACCI - AUTO - RETRATO
03 de novembro de 1560 - julho de 15-1609 Nascido em Bolonha - Itália.
Annibale Carracci foi cercado por artistas em sua vida familiar, passando a colaborar com eles também.
Com seu primo, Ludovico Carracci (1555 - 1619) e seu irmão, Agostino (1557 - 1602), Annibale ajudou a forjar um estilo influente para a Escola Bolognese da pintura.
Este foi um impacto quase auto-profetizado pela família, uma vez que abriu um estúdio em 1582, a Academia da Incamminati (ou Desiderosi), no qual Incamminati significava academia 'progressista' ou 'para abrir um novo caminho. " No entanto, a família Carracci, especialmente Annibale, desenvolveu um modelo único, carregado de tanto a influência florentino de Rafael e Sart, bem como os pintores venezianos.
Sua academia passou a ser chamada de Escola de Carracci, ou às vezes a Escola dos Eclectics.
O BEANEATER
Colaborando juntos sob o nome de Carracci, os dois irmãos e um primo pintou afrescos no Palazzo Fava. As peças, terminou entre 1583 e 1584, descreveu a história de Jason da mitologia.
CRISTO COM A COROA DE ESPINHOS
Annibale e Agostino também se reuniram em Parma a trabalhar juntos, como Annibale viajou para Veneza.
Voltando a Bolonha a família Carracci reunido para pintar afrescos para o Palazzo Magnani em 1585 e depois novamente entre 1593-1594 em afrescos para o Palazzo Sampieri.
MADONNA DA ANDORINHA
Annibale foi muitas vezes considerado o pintor mais talentoso do nome Carracci, devido a um estilo individual do exalava o dos grandes mestres. Seu desenho detalhado, a sutileza das cores e graciosa abordagem muitas vezes o elevou em comparação com Raphael. Enquanto pintava um retábulo, Virgem no trono com St. John e St. Catherine , com um outro pintor Bolognese, Lucio Massari (1569 - 1633), Annibale também pintou sua Ressurreição de Cristo ea Assunção para a capela Bonasoni antes de 1593.
VIRGEM E O MENINO
Estas peças começou a mostrar o seu próprio estilo, mas não foi até o Cardeal Odoardo Farnese encarregou-o de fazer um afresco dramático no Palazzo Farnese, em Roma, que sua reputação foi solidificada. O teto, um ciclo de afrescos intitulado Os amores dos deuses , (criada entre 1597-1608) é frequentemente considerado o trabalho ao ar livre mais poderoso de seu tempo e conhecido por ser obra de Annibale. todo estúdio de Annibale colaborou no afresco, incluindo seu irmão Agostino .
MADALENA PENITENTE
Não se sabe o porquê, mas Agostino deixou o projeto no início, com um rumor de que era devido ao ciúme de Annibale ou sua relação argumentativa. Aníbal também criou impressionantes pedaços de paisagem, como Fuga para o Egipto em 1603, em que os seres humanos se tornaram acessórios de paisagens ousadas.
Este estilo foi adotado por Annibale do aluno Domenico Zampieri (1581 - 1641) da Escola Bolognese e pintores barrocos posteriores, como Claude Lorrain (1600 - 1682) da França.
BACCO
O legado de Annibale Carracci trazia consigo uma profunda influência dos mestres italianos, mas também o seu próprio toque. Ele criou uma série de obras ao longo de sua vida, incluindo suas peças na Galeria Uffizi, Vênus com um Satyr e cupidos (1592), e um homem com um macaco .
Suas principais realizações foram seus afrescos, mas também pinturas que agora pendem ao longo museus e galerias em Roma, Florença, Bolonha, Paris, São Petersburgo, Madrid, Dresden e Viena.
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quarta-feira, 17 de julho de 2013
sexta-feira, 12 de julho de 2013
ANDREA DEL SARTO - BIOGRAFIA
Andrea del Sarto
Andrea d'Agnolo nasceu em Florença, Itália, em 16 de julho de 1486. O cognome pelo qual viria a ser conhecido resultou da profissão de seu pai, alfaiate (sarto em italiano). Na juventude, colaborou com o escultor Jacopo Sansovino, a quem alguns atribuem a sólida estrutura de suas figuras. Por volta de 1517 casou-se com Lucrezia del Fede, que lhe serviu de modelo em vários retratos e em sua famosa "Virgem das harpias", um dos melhores exemplos do estilo clássico do alto Renascimento. Dessa mesma época é sua "Disputa da Trindade".
SÃO JOÃO BATISTA
Durante muito tempo Andrea del Sarto foi menosprezado pelos críticos, que lhe admiravam a técnica, mas o achavam pouco inspirado. Até seu discípulo, o cronista Giorgio Vasari, falou dele sem entusiasmo. No entanto, com o tempo o pintor, que soube aproveitar as inovações de Michelangelo e Leonardo da Vinci, passou a ser visto como uma figura central da escola florentina de pintura.
MADONNA
Em 1518, a convite de Francisco I, mudou-se para Paris, onde passou longa temporada, embora em 1519-1520 tenha feito uma viagem a Roma. Em 1526 concluiu a "Vida de são João Batista" no claustro dos Scalzi em Florença, conjunto de afrescos em grisaille (em negros, cinzas e brancos) em que mostrou influências de Michelangelo e das gravuras de Dürer. Embora suas primeiras obras se tenham caracterizado por um estilo sereno e contido, que lhe valeu a admiração dos companheiros mais jovens -- entre os quais seus discípulos Giovanni Battista Rosso e Jacopo Pontormo --, nos quadros tardios, como a belíssima "Pietà", demonstrou que não lhe faltava emoção.
TESTA DI PUTTO
Andrea del Sarto, que morreu em 28 de setembro de 1530, vítima da peste, em Florença, exerceu importante influência sobre os mais notáveis pintores florentinos da primeira metade do século XVI, já então representantes de um precoce maneirismo.
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Andrea d'Agnolo nasceu em Florença, Itália, em 16 de julho de 1486. O cognome pelo qual viria a ser conhecido resultou da profissão de seu pai, alfaiate (sarto em italiano). Na juventude, colaborou com o escultor Jacopo Sansovino, a quem alguns atribuem a sólida estrutura de suas figuras. Por volta de 1517 casou-se com Lucrezia del Fede, que lhe serviu de modelo em vários retratos e em sua famosa "Virgem das harpias", um dos melhores exemplos do estilo clássico do alto Renascimento. Dessa mesma época é sua "Disputa da Trindade".
SÃO JOÃO BATISTA
Durante muito tempo Andrea del Sarto foi menosprezado pelos críticos, que lhe admiravam a técnica, mas o achavam pouco inspirado. Até seu discípulo, o cronista Giorgio Vasari, falou dele sem entusiasmo. No entanto, com o tempo o pintor, que soube aproveitar as inovações de Michelangelo e Leonardo da Vinci, passou a ser visto como uma figura central da escola florentina de pintura.
MADONNA
Em 1518, a convite de Francisco I, mudou-se para Paris, onde passou longa temporada, embora em 1519-1520 tenha feito uma viagem a Roma. Em 1526 concluiu a "Vida de são João Batista" no claustro dos Scalzi em Florença, conjunto de afrescos em grisaille (em negros, cinzas e brancos) em que mostrou influências de Michelangelo e das gravuras de Dürer. Embora suas primeiras obras se tenham caracterizado por um estilo sereno e contido, que lhe valeu a admiração dos companheiros mais jovens -- entre os quais seus discípulos Giovanni Battista Rosso e Jacopo Pontormo --, nos quadros tardios, como a belíssima "Pietà", demonstrou que não lhe faltava emoção.
TESTA DI PUTTO
Andrea del Sarto, que morreu em 28 de setembro de 1530, vítima da peste, em Florença, exerceu importante influência sobre os mais notáveis pintores florentinos da primeira metade do século XVI, já então representantes de um precoce maneirismo.
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quinta-feira, 11 de julho de 2013
ANGELO AGOSTINI - BIOGRAFIA
Angelo Agostini nasceu em 8 de abril de 1843, estudou pintura em Paris.
Em 1864, estreou no folhetim “Diabo Coxo”, da cidade de São Paulo.
Era republicano, contra o clero e abolicionista, em seu humor gráfico revelava críticas ao reinado monarquista no Brasil, e às normas eclesiásticas.
CENTENÁRIO DE MORTE
O periódico “Diabo Coxo”, foi o primeiro jornal ilustrado de São Paulo, lançado em 17 de setembro de 1864, redigido por Luiz Gama.
Em 1867, Agostini vai para o Rio de Janeiro, colabora com “O Alerquim”, “Vida Fluminense” onde publica, em janeiro de 1869, “As Aventuras de Nhô Quim”.
SUPER - HERÓIS
Em 1880, funda a “Revista Ilustrada”, onde são publicadas as histórias de “As Aventuras de Zé Caipora”. Após a abolição da escravatura e da proclamação da República, Agostini continuou satirizando a política nacional, além de caricaturar outros artistas.
OS SALÕES CARICATURAIS DE ANGELO AGOSTINI
Em 11 de outubro de 1905, com Luiz Bartolomeu de Sousa e Silva, funda a revista infantil “O Tico-Tico”.
Angelo Agostini faleceu no dia 23 de janeiro de 1910.
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quarta-feira, 10 de julho de 2013
ANDREA DEL CASTAGNO - BIOGRAFIA
ANDREA DEL CASTAGNO
(Andrea di Bartolo di Bargilla; Castagno di San Godenzo, atual Itália, h.1420-Florença 1475) pintor italiano.
Ele foi um dos grandes mestres da pintura do século XV florentino.Ele começou sua carreira em Veneza, onde eles perderam algumas obras de alguma importância a considerar a deles, mas preservou os afrescos de San Zaccaria.
Por volta de 1444 se estabeleceu em Florença, onde passou o resto de sua vida.
RAINHA ESTHER
Ele fez várias obras notáveis, principalmente afrescos para as igrejas e conventos, mas sua fama está ligada essencialmente à série de afrescos sobre a paixão de Cristo pintado para o mosteiro de Santa Apolónia.
O JOVEM DAVI
Destacam-se na força de desenho vigoroso e expressivo das figuras, que foram comparadas com as esculturas de Donatello.Em particular, a representação da Última Ceia é considerado um dos marcos na história da pintura.
Morreu aos 37 anos idade, vítima da praga.
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(Andrea di Bartolo di Bargilla; Castagno di San Godenzo, atual Itália, h.1420-Florença 1475) pintor italiano.
A ÚLTIMA CEIA
Por volta de 1444 se estabeleceu em Florença, onde passou o resto de sua vida.
RAINHA ESTHER
Ele fez várias obras notáveis, principalmente afrescos para as igrejas e conventos, mas sua fama está ligada essencialmente à série de afrescos sobre a paixão de Cristo pintado para o mosteiro de Santa Apolónia.
O JOVEM DAVI
Destacam-se na força de desenho vigoroso e expressivo das figuras, que foram comparadas com as esculturas de Donatello.Em particular, a representação da Última Ceia é considerado um dos marcos na história da pintura.
Morreu aos 37 anos idade, vítima da praga.
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terça-feira, 9 de julho de 2013
CHAGALL - BIOGRAFIA
MARC CHAGALL
Pintor, gravador e vitralista, Marc Chagall (pseudônimo de Moïshe Zakharovich Shagalov) nasceu em 7 de julho de 1887 em uma família pobre, de dez filhos. Iniciou-se na pintura no ateliê de um retratista das pessoas notáveis de sua cidade natal, Vitebsk.
Chagall estudou na Academia de Arte de São Petersburgo. Seguindo para Paris em 1910, ligou-se aos poetas Blaise Cendrars, Max Jacob e Apollinaire - e aos pintores Delaunay,Modigliani e La Fresnay.
Chagall estudou na Academia de Arte de São Petersburgo. Seguindo para Paris em 1910, ligou-se aos poetas Blaise Cendrars, Max Jacob e Apollinaire - e aos pintores Delaunay,Modigliani e La Fresnay.
AMOR À NOITE
Marc Chagall trabalhou intensamente para integrar o seu mundo de reminiscências e fantasias na linguagem moderna derivada do fauvismo e do cubismo. Apollinaire escolheu as telas de Chagall para a exposição que realizou em 1914, em Berlim, na galeria Der Sturm. Essa exposição teve grande influência sobre o expressionismo de pós-guerra.
Marc Chagall trabalhou intensamente para integrar o seu mundo de reminiscências e fantasias na linguagem moderna derivada do fauvismo e do cubismo. Apollinaire escolheu as telas de Chagall para a exposição que realizou em 1914, em Berlim, na galeria Der Sturm. Essa exposição teve grande influência sobre o expressionismo de pós-guerra.
ÊXODO
De volta à Rússia, quando explode a Primeira Guerra Mundial, Chagall é mobilizado, mas permanece em São Petersburgo. Em 1915, casa-se com Bella, que conhecera em sua cidade natal e de quem pintara o retrato antes de partir para a Europa.
Quando irrompe a Revolução de 1917, Chagall é nomeado comissário de belas artes do governo de Vitebsk. Funda uma escola aberta a todas as tendências, mas entra em conflito com Kasimir Malevitch e se demite. Pinta murais para a sala e o foyer do teatro judeu de Moscou.
De volta à Rússia, quando explode a Primeira Guerra Mundial, Chagall é mobilizado, mas permanece em São Petersburgo. Em 1915, casa-se com Bella, que conhecera em sua cidade natal e de quem pintara o retrato antes de partir para a Europa.
Quando irrompe a Revolução de 1917, Chagall é nomeado comissário de belas artes do governo de Vitebsk. Funda uma escola aberta a todas as tendências, mas entra em conflito com Kasimir Malevitch e se demite. Pinta murais para a sala e o foyer do teatro judeu de Moscou.
ENTRE GUERRA E PAZ
Mundo onírico
Chagall retornou a Paris em 1922. Por encomenda de Ambroise Vollard, executou 96 gravuras para uma edição de "Almas mortas", de Gogol. Em 1927 ilustrou as "Fábulas" de La Fontaine (um conjunto de cem gravuras). São dessa fase suas primeiras paisagens e quadros, que renovam o tema lírico das flores. Em 1931, visitou a Palestina e a Síria e publicou "Minha vida" (autobiografia).
A partir de 1935, o clima de perseguição e de guerra repercute em sua pintura, onde surgem elementos dramáticos, sociais e religiosos. Em 1941, parte para os EUA, onde sua esposa falece (1944). Chagall mergulha, então, em um mundo de evocações, quando conclui o quadro "Em torno dela", que se tornou uma síntese de todos os seus temas.
No âmbito da arte contemporânea, marcada pelo formalismo e a abstração, a pintura de Chagall se destaca pela importância que tem nela o elemento temático, de fundo onírico, que, por sua vez, reflete as profundas raízes afetivas e culturais do artista. Sua obra, moderna, assimilou todas as conquistas formais da arte contemporânea.
Em 1957, a 4ª Bienal de São Paulo dedicou uma sala especial às obras de Chagall.Marc Chagall morreu em 28 de março de 1985.
Enciclopédia Mirador Internacional
A partir de 1935, o clima de perseguição e de guerra repercute em sua pintura, onde surgem elementos dramáticos, sociais e religiosos. Em 1941, parte para os EUA, onde sua esposa falece (1944). Chagall mergulha, então, em um mundo de evocações, quando conclui o quadro "Em torno dela", que se tornou uma síntese de todos os seus temas.
No âmbito da arte contemporânea, marcada pelo formalismo e a abstração, a pintura de Chagall se destaca pela importância que tem nela o elemento temático, de fundo onírico, que, por sua vez, reflete as profundas raízes afetivas e culturais do artista. Sua obra, moderna, assimilou todas as conquistas formais da arte contemporânea.
Em 1957, a 4ª Bienal de São Paulo dedicou uma sala especial às obras de Chagall.Marc Chagall morreu em 28 de março de 1985.
Enciclopédia Mirador Internacional
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