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sexta-feira, 5 de julho de 2013
ALPHONSE DAUDET - BIOGRAFIA
Escritor francês nascido em 1840 e falecido em 1897.
Revela a influência de Frédéric Mistral e do movimento do felibrige nas suas primeiras
publicações: Lettres de mon moulin (Cartas do Meu Moinho, 1867), uma
recolha de contos impregnados do sabor da sua Provença natal, e no romance autobiográfico LePetit Chose (1868).
A personagem de Tartarin, cujas primeiras aventuras são inspiradas numa viagem à Argélia,
afirmase como protagonista da trilogiaTartarin de Tarascon (1872, 1885 e 1890).
Tentado pelo Naturalismo de Zola e dos irmãos Goncourt, retrata finamente a sociedade francesa não sem um vislumbre de uma visão otimista e confiante no mundo.
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quinta-feira, 4 de julho de 2013
ALEXANDER ARCHIPENKO - BIOGRAFIA
Alexander Archipenko nasceu em Kiev, na Rússia, em 1887.
O artista era ligado ao movimento cubista. Esse movimento não só contestou como redefiniu a tradicional abordagem da representação da forma humana.
O método de Archipenko era a utilização de cavidades e vazios com a finalidade de criar uma nova maneira de ver a figura humana, e correspondia ao método cubista de fragmentar o tema e representar, ao mesmo tempo, várias visões do mesmo objeto.
Na escultura aqui mostrada, o artista leva o espectador a crer que a obra é uma figura abstrata. Após uma melhor observação, pode-se ver uma mulher andando. A obra é feita em bronze e tem a superfície verde.
A figura foi criada pelo artista, que utilizou lacunas e cavidades.
A cabeça é formada pelo espaço criado pelo bronze em torno dela.
Alguns estudiosos afirmam que essa escultura talvez tenha sido a primeira obra da história da escultura ocidental a introduzir tais conceitos de construção, o que representa uma ruptura radical com a tradição clássica.
Posteriormente, Archipenko desenvolveu suas técnicas de trabalho e passou a utilizar a mistura de diferentes materiais para confeccionar suas obras.
ANDANDO
A obra "Andando", feita em 1912, é em bronze, mede 67,3 cm de altura e pertence a uma coleção particular.
Alexander Archipenko morreu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1964.
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quarta-feira, 3 de julho de 2013
ALEIJADINHO - BIOGRAFIA
ANTONIO FRANCISCO LISBOA - ALEIJADINHO
Biografia
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte.
Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).
Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte.
É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo.
Profeta Daniel (pedra sabão), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.
A obra de Aleijadinho
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Carregamento da Cruz (Escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável).
O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
Principais obras de Aleijadinho:
Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
- Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto
Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).
Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").
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segunda-feira, 1 de julho de 2013
ALDO BONADEI - BIOGRAFIA
ALDO BONADEI
Aldo Cláudio Felipe Bonadei (São Paulo SP 1906 - idem 1974). De 1923 a 1928, período em é aluno de Pedro Alexandrino e freqüentador do ateliê do pintor italiano Antonio Rocco. Cursa desenho e artes no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1925. No início da década de 30, freqüenta a Academia de Belas Artes de Florence, Itália, e tem aulas com Felice Carena e Ennio Pozzi.
Ao regressar, integra-se ao Grupo Santa Helena e torna-se membro da Família Artística Paulista, em São Paulo. Em 1949 leciona na primeira escola de arte moderna de São Paulo, Escola Livre de Artes Plásticas.
JABOTICABAS - NATUREZA MORTA
É um dos fundadores da O.D.A. - Oficina de Arte, com Odetto Guersoni e Bassano Vaccarini. No fim da década de 50 atua como figurinista na Companhia Nídia Lícia - Sérgio Cardoso e em dois filmes de Walter Hugo Khoury. Em 1960 recebe o Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, e com o prêmio viagem ao exterior, recebido no 11º Salão de Arte Moderna de São Paulo, em 1962, viaja para Lisboa.
*FOTO: Bonadei: Reflexão sobre o pintor urbano. Editora Raízes (pág. 122); São Paulo, 1980.
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domingo, 30 de junho de 2013
ALBRECHT ALTDORFER - BIOGRAFIA
Albrecht Altdorfer
Nascido em Regensburg (Ratisbona) em 1480, Altdorfer teve uma vida de burguês abastado em sua cidade natal, onde trabalhou como arquiteto, embora nada reste de sua obra arquitetônica. Estudou com o pai e terminou sua formação artística em Amberg.
ASCENSÃO DE CRISTO
Herdeiro da tradição gótica, o pintor, desenhista e gravador alemão Albrecht Altdorfer incorporou em sua obra a corrente clássica italiana __ que chegou à Alemanha na primeira metade do século XVI __ e a influência de Dürer, seu contemporâneo. Foi o primeiro mestre da escola do Danúbio e o primeiro paisagista europeu.
A BATALHA DE ALEXANDRE
O elemento fundamental de sua pintura era a paisagem, à qual se integravam as figuras sem, no entanto, receberem destaque (como, por exemplo, em "São Jorge e o dragão"). Suas montanhas, lagos e bosques não tinham tratamento naturalista; eram antes, criações fantásticas cuja irrealidade via-se reforçada pelo emprego que o artista fazia da cor e da luz. Tal característica levou muitos críticos a considerá-lo um antecessor remoto do romantismo ("O santo enterro" e "A ressurreição").
O estudo da luz alcançaria expressão máxima em "A batalha de Alexandre em Isso", considerada sua obra-prima. A representação da natureza também predominava nos desenhos, feitos em branco e preto sobre papel colorido. A maioria de suas gravações era constituída por miniaturas transbordantes de fantasia; dentre essas, destaca-se a série de quarenta estampas conhecida como "A queda e a redenção do homem". Albrecht Altdorfer morreu em 1538, na mesma cidade em que nasceu.
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Nascido em Regensburg (Ratisbona) em 1480, Altdorfer teve uma vida de burguês abastado em sua cidade natal, onde trabalhou como arquiteto, embora nada reste de sua obra arquitetônica. Estudou com o pai e terminou sua formação artística em Amberg.
ASCENSÃO DE CRISTO
Herdeiro da tradição gótica, o pintor, desenhista e gravador alemão Albrecht Altdorfer incorporou em sua obra a corrente clássica italiana __ que chegou à Alemanha na primeira metade do século XVI __ e a influência de Dürer, seu contemporâneo. Foi o primeiro mestre da escola do Danúbio e o primeiro paisagista europeu.
A BATALHA DE ALEXANDRE
O elemento fundamental de sua pintura era a paisagem, à qual se integravam as figuras sem, no entanto, receberem destaque (como, por exemplo, em "São Jorge e o dragão"). Suas montanhas, lagos e bosques não tinham tratamento naturalista; eram antes, criações fantásticas cuja irrealidade via-se reforçada pelo emprego que o artista fazia da cor e da luz. Tal característica levou muitos críticos a considerá-lo um antecessor remoto do romantismo ("O santo enterro" e "A ressurreição").
RESSURREIÇÃO DE CRISTO
O estudo da luz alcançaria expressão máxima em "A batalha de Alexandre em Isso", considerada sua obra-prima. A representação da natureza também predominava nos desenhos, feitos em branco e preto sobre papel colorido. A maioria de suas gravações era constituída por miniaturas transbordantes de fantasia; dentre essas, destaca-se a série de quarenta estampas conhecida como "A queda e a redenção do homem". Albrecht Altdorfer morreu em 1538, na mesma cidade em que nasceu.
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