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quinta-feira, 4 de julho de 2013

ALEXANDER ARCHIPENKO - BIOGRAFIA

          Alexander Archipenko nasceu em Kiev, na Rússia, em 1887.


O artista era ligado ao movimento cubista. Esse movimento não só contestou como redefiniu a tradicional abordagem da representação da forma humana.
O método de Archipenko era a utilização de cavidades e vazios com a finalidade de criar uma nova maneira de ver a figura humana, e correspondia ao método cubista de fragmentar o tema e representar, ao mesmo tempo, várias visões do mesmo objeto.
Na escultura aqui mostrada, o artista leva o espectador a crer que a obra é uma figura abstrata. Após uma melhor observação, pode-se ver uma mulher andando. A obra é feita em bronze e tem a superfície verde.
A figura foi criada pelo artista, que utilizou lacunas e cavidades.
A cabeça é formada pelo espaço criado pelo bronze em torno dela.
Alguns estudiosos afirmam que essa escultura talvez tenha sido a primeira obra da história da escultura ocidental a introduzir tais conceitos de construção, o que representa uma ruptura radical com a tradição clássica.
Posteriormente, Archipenko desenvolveu suas técnicas de trabalho e passou a utilizar a mistura de diferentes materiais para confeccionar suas obras.
                                                       ANDANDO
A obra "Andando", feita em 1912, é em bronze, mede 67,3 cm de altura e pertence a uma coleção particular.
Alexander Archipenko morreu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1964.
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quarta-feira, 3 de julho de 2013

ALEIJADINHO - BIOGRAFIA

                ANTONIO FRANCISCO LISBOA - ALEIJADINHO

Biografia 

Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. 

Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. 

Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis,  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto). 

Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. 

É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. 
Profeta Daniel (pedra sabão), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro. 

A obra de Aleijadinho

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Carregamento da Cruz  (Escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). 

O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

Principais obras de Aleijadinho:

Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
-  Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto

Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).

Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").

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segunda-feira, 1 de julho de 2013

ALDO BONADEI - BIOGRAFIA


ALDO BONADEI

Aldo Cláudio Felipe Bonadei (São Paulo SP 1906 - idem 1974). De 1923 a 1928, período em é aluno de Pedro Alexandrino e freqüentador do ateliê do pintor italiano Antonio Rocco. Cursa desenho e artes no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1925. No início da década de 30, freqüenta a Academia de Belas Artes de Florence, Itália, e tem aulas com Felice Carena e Ennio Pozzi. 

Ao regressar, integra-se ao Grupo Santa Helena e torna-se membro da Família Artística Paulista, em São Paulo. Em 1949 leciona na primeira escola de arte moderna de São Paulo, Escola Livre de Artes Plásticas. 



JABOTICABAS - NATUREZA MORTA

É um dos fundadores da O.D.A. - Oficina de Arte, com Odetto Guersoni e Bassano Vaccarini. No fim da década de 50 atua como figurinista na Companhia Nídia Lícia - Sérgio Cardoso e em dois filmes de Walter Hugo Khoury. Em 1960 recebe o Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, e com o prêmio viagem ao exterior, recebido no 11º Salão de Arte Moderna de São Paulo, em 1962, viaja para Lisboa.

*FOTO: Bonadei: Reflexão sobre o pintor urbano. Editora Raízes (pág. 122); São Paulo, 1980.


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domingo, 30 de junho de 2013

ALBRECHT ALTDORFER - BIOGRAFIA

                              Albrecht Altdorfer

Nascido em Regensburg (Ratisbona) em 1480, Altdorfer teve uma vida de burguês abastado em sua cidade natal, onde trabalhou como arquiteto, embora nada reste de sua obra arquitetônica. Estudou com o pai e terminou sua formação artística em Amberg.


                                                           ASCENSÃO DE CRISTO

Herdeiro da tradição gótica, o pintor, desenhista e gravador alemão Albrecht Altdorfer incorporou em sua obra a corrente clássica italiana __ que chegou à Alemanha na primeira metade do século XVI __ e a influência de Dürer, seu contemporâneo. Foi o primeiro mestre da escola do Danúbio e o primeiro paisagista europeu.
                                                            A BATALHA DE ALEXANDRE

O elemento fundamental de sua pintura era a paisagem, à qual se integravam as figuras sem, no entanto, receberem destaque (como, por exemplo, em "São Jorge e o dragão"). Suas montanhas, lagos e bosques não tinham tratamento naturalista; eram antes, criações fantásticas cuja irrealidade via-se reforçada pelo emprego que o artista fazia da cor e da luz. Tal característica levou muitos críticos a considerá-lo um antecessor remoto do romantismo ("O santo enterro" e "A ressurreição"). 
RESSURREIÇÃO DE CRISTO

O estudo da luz alcançaria expressão máxima em "A batalha de Alexandre em Isso", considerada sua obra-prima. A representação da natureza também predominava nos desenhos, feitos em branco e preto sobre papel colorido. A maioria de suas gravações era constituída por miniaturas transbordantes de fantasia; dentre essas, destaca-se a série de quarenta estampas conhecida como "A queda e a redenção do homem". Albrecht Altdorfer morreu em 1538, na mesma cidade em que nasceu.
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sexta-feira, 28 de junho de 2013

ALBERTO DE ALMEIDA CAVALCANTI - BIOGRAFIA


                                                    ALBERTO DE ALMEIDA CAVALCANTI

Cineasta brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro, RJ, que com seus filmes vanguardistas rodados na França, e suas experiências inovadoras nno cinema documental e ficcional inglês o fizeram um dos nomes mais destacados em sua geração. 

Estudou direito e arquitetura na Suíça e fez seus primeiros exercícios em cinema com Marcel L'Herbier, Louis Delluc entre outros. Naturalizou-se francês e dirigiu Le Train sans yeux (1926) e Rien que les heures (1926). Seu terceiro filme, En rade (1927) tornou-se um clássico e foi refilmado por ele no Brasil como O canto do mar (1954). Com o advento do cinema falado, foi contratado pela Paramount e realizou versões sonoras, em francês e português, de 21 filmes produzidos em Hollywood.

Por causa desuas teorias inovadoras sobre a função de ruídos e palavras, foi convidado por John Grierson, para fazer parte do grupo experimental do General Post Office britânico, para produção e montagem de documentários. Neste trabalho contribuiu para filmes marcantes como Coalface (1936), Night Mail (1936), North Sea (1938) entre outros. Durante a segunda guerra mundial, na produtora Ealing, combinou documentário e ficção em filmes como The Foreman Went to France (1941) e Went the Day Well? (1942).

Voltando à ficção dirigiu filmes que lhe consagraram o prestígio, como Dead of Night (1945), Adventures of Nicholas Nickleby (1946) e For Them That Trespass (1948). Regressando ao Brasil, ajudou a criar a Vera Cruz, empresa para a qual produziu Caiçara (1950) e Terra é sempre terra (1951). Na Maristela, dirigiu Simão, o caolho (1952), considerado o seu melhor filme brasileiro, e no mesmo ano publicou o livro Filme e realidade (1952). Depois, na Kino-Filmes, dirigiu O canto do mar e Mulher de verdade (1954). Insatisfeito politicamente e sentindo-se desprestigiado nos meios culturais, voltou à Europa, onde continuou com suas atividades no cinema até que morreu em Paris. 


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