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quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CHARLTON HESTON - BIOGRAFIA

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                                                  CHARLTON HESTON
Nome: John Charles Carter 
Nascimento e local: 4 de outubro de 1923, Evanston, Illinois 
Morte e local: 5 de abril de 2008, Beverly Hills, California 
Ocupação: Ator 
Nacionalidade: Norte-americana 
Casamento: Lydia Clarke (1944-2008)
Nascido John Charles Carter, notabilizou-se no cinema por viver papéis heróicos e personagens históricos em superproduções da época de ouro de Hollywood, como Moisés de “Os Dez Mandamentos”, Judah Ben-Hur de “Ben-Hur”, o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo e Robert Neville em “A Última Esperança da Terra”.
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Em 1952, o filme “O Maior Espetáculo da Terra”, de Cecil B. DeMille, transformou Heston numa estrela de primeira grandeza do cinema. A partir dali, seu porte ereto, sua altura e o perfil musculoso, lhe dariam os papéis mais simbólicos nas superproduções dos anos 50 do cinema norte-americano.
Certa vez, perguntaram a Fraser Heston qual era a profissão de seu pai. “Ele finge que é outra pessoa”, respondeu o menino. De fato desde menino, Charlton Heston fingia ser Gary Cooper ou Errol Flynn em suas brincadeiras, inspiradas por intermináveis sessões de cinema. Foi assim que ele descobriu que atuar era tudo o que queria na vida e apesar desse ideal romântico, sua vida foi cercada de austeridade, rigor, praticidade e até mesmo uma certa arrogância, que ele próprio descrevia como “responsabilidade”.
Típico pai de família quadradão, marido fiel e profissional correto, Heston ergueu um muro ao seu redor para se proteger e proteger sua família da curiosidade que uma celebridade pode despertar no público e na mídia. Heston nunca gostou de multidões ou do agito de Hollywood. Suas declarações sempre foram levadas ao extremo, graças ao seu passado de Republicano e a sua eleição para a vice-presidência da famigerada Associação Nacional do Rifle, que defende o uso de armas de fogo nos EUA. Em contrapartida, assumiu postos de prestígio, como a presidência da Associação dos Atores de Cinema e do American Film Institute.

                                  

De língua afiada, criticou os novos diretores, como Tarantino: “James Cagney viveu maníacos que tiveram finais violentos, como mereciam, ao contrário do que ocorre com os filósofos-assassinos que o Sr. Tarantino nos dá em “Pulp Fiction”. Para ele, o ator deveria se dedicar, pelo menos uma vez, a um texto de Shakespeare, e chegou a abordar Robert De Niro sobre a temeridade de um ator do seu porte nunca ter feito Shakespeare. Fã de Laurence Olivier, teve a honra de ser dirigido por ele na peça “The Tumbler”, um dos seus poucos fracassos de crítica e de público. Diante do prejuízo, ele afirmou ter sido o único que saiu lucrando com o espetáculo: “Aprendi com Laurence Olivier o que jamais teria aprendido na vida”.

                                       
Heston se considerava um anti-astro, diante da ilusão que o público criava em torno dos atores de Hollywood, e que depois eram ridicularizados quando apareciam bêbados ou envolvidos em ocorrências policiais. “Afinal, sempre levei uma vida respeitável, sou casado com a mesma mulher há 54 anos, tenho dois filhos normais e nunca saí por aí dando sopapos em ninguém depois de uma noitada”. Mas Heston também estava enganado. Ele foi um astro de verdade, no sentido literal da palavra e exatamente por ser o oposto de tudo o que o termo representa em Hollywood.
                               
Foi uma vida inteira de austeridade e coerências que fez com que este senhor de 1m88, atlético, rosto forte, de ossos salientes, se encaixasse com perfeição a personagens como Moisés, Michelangelo, Ben-Hur, João Batista, El Cid ou o Cardeal Richelieu.
Personagens históricos
Cinco décadas atrás, Charlton Heston almoçava na Paramount quando o lendário diretor Cecil B. De Mille se aproximou dele e lhe entregou um papel: “Leia isto”, ordenou o cineasta, e Heston recitou o texto: “É necessário que eu vá reconhecer essa grande maravilha…” Ao final, De Mille deu-lhe um tapinha nas costas. “Como eu esperava!”, celebrou: “Eu te enviarei ao faraó para fazeres sair do Egito os filhos de Israel”. Semanas depois, com barba postiça e uma túnica colorida, Heston interpretava Moisés na superprodução “Os Dez Mandamentos”. Em sua autobiografia, De Mille contou que antes de gravar uma cena importante, o astro ficava sozinho, já caracterizado, concentrando-se. Quando um jornalista perguntou a Heston quase eram seus pensamentos enquanto partia o Mar Vermelho, ele respondeu: “Eu estava rezando para que o bendito tanque de água funcionasse”.
                       
O astro sempre preferiu a simplicidade e detestava quando o chamavam de Sr. Heston. Preferia Chuck. Até o fim da vida, tentou levar uma vida saudável e cheia de disciplina, e manteve a integridade quando anunciou que sofria de uma doença que lhe tirava pouco a pouco a memória e suas funções vitais. Da mesma forma como ocorreu com seu amigo, o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. “Devo ter coragem e resignação”, disse na ocasião Heston, quando se viu obrigado a fechar definitivamente as portas para o cinema e a qualquer atividade pública à frente da National Rifle Association, organização americana em favor das armas que liderou durante anos.
                       
Por conta disto, ele aceitou participar do filme-documentário de Michael Moore, ‘Tiros em Columbine’, que retrata justamente a facilidade de se comprar armas nos EUA, mas ficou indignado ao ser interpelado duramente pelo cineasta durante a entrevista para o filme.
Paixão pela interpretação
John Charlton Carter, como foi batizado, nasceu em Evanston, Illinois, em 4 de outubro de 1923. Teve um começo complicado: os pais se separaram quando era bebê. Do pai, conservou poucas e vagas lembranças. Sua mãe, Lilla, casou-se de novo com um Sr Heston. Com o padrasto, comerciante de madeiras, mudou-se para as florestas do Alto Michigan e fez o primário numa escola que tinha treze alunos e uma única sala.
Dez anos depois, em uma situação mais próspera, os Heston mudaram-se para Chicago, onde o ator diz ter sido profundamente infeliz: “Eu era um bicho do mato. O tráfego dos automóveis me apavorava, e os ruídos urbanos flagelavam meus nervos.” Na escola, sentia-se desgostoso. Até os dezesseis era bem mais baixo que os colegas e depois disparou a crescer. Tentou aprender a dançar para não dar vexame em seu primeiro baile e para se enturmar, entrou para o time de futebol. Desistiu após ganhar um nariz quebrado. Já na faculdade, as coisas começaram a melhorar quando ele iniciou suas aula de interpretação. Foi nessa época que bateu os olhos numa moreninha que sentava à sua frente, Lydia Clarke. “Eu me declarava a ela semanalmente e perdia a conta de quantas vezes falei sobre casamento”, afirmou o ator.
                           
Com a entrada dos EUA na Guerra, Heston foi convocado para a Força Aérea. A notícia de que seria enviado para a frente de batalha chegou junto com o telegrama de Lydia, aceitando o pedido de casamento. A cerimônia, realizada em 1944, foi improvisada, já que ele se preparava para a guerra: “Todo mundo diz que o primeiro ano de casamento é o mais difícil”, comentou o ator: “O meu foi facílimo, pois não a vi por um ano e meio, período em que Lydia terminou seus estudos e eu tratei de não ser baleado”.
De volta para casa e disposto a tentar carreira na Broadway, ele mudou-se com a esposa para Nova York, onde Lydia trabalhou como modelo enquanto seu marido procurava trabalho. Foram contratados como diretores e atores de um teatro na Carolina do Norte e em vez de uma peça, fizeram seis, o suficiente para que Heston descobrisse que gostava mesmo de atuar e não de dirigir.
                                     
De volta à Nova York, ele debutou na Broadway em 1948, com “Antônio e Cleópatra”, e depois foi trabalhar na TV – uma das suas fases mais felizes, graças aos amigos que conquistou – gente como Paul Newman, Anne Bancroft, Jack Lemmon. e diretores novatos como Arthur Penn e John Frankenheimer. Foi sua atuação como Antônio em uma versão de Júlio César que chamou a atenção do produtor Hal B. Wallis. Foi um dos poucos atores independentes da época, com contratos que permitiam que trabalhasse com quem quisesse. De Mille o escalou para a sua saga circense “O Maior Espetáculo da Terra”, mas até ser chamado para interpretar Moisés, Heston precisou trabalhar em muitos Filmes B.
                                          
Não foi só o Mar Vermelho que se abriu diante dele, mas também a Calçada da Fama. E embora tenha atingido o sucesso, Heston nunca se deixou embriagar por ele e parte do crédito coube à sua esposa Lydia, que além de paciente com as manias do ator quando estava atuando, também largou a carreira para se dedicar ao filho, Fraser, que nasceu após onze anos de casamento, na época das filmagens de “Os Dez Mandamentos”, e já pôde ser visto em cena, como o bebê Moisés. Seis anos mais tarde, o casal decidiu adotar uma menina, Holly Ann.
“Não era brincadeira ouvir ele falar horas sobre o Império Romano ou narrar uma passagem inteira da Bíblia”, comentou Lydia. Pior mesmo é quando Heston passava os dias vestido com o figurino de seus personagens ou ficava o dia inteiro ouvindo a trilha sonora dos filmes em que atuou. “Mas eu não posso aparecer no set com jeito de quem usa uma toga pela primeira vez”, ele explicava, ou então dizia “se você tivesse ganho tanto dinheiro quanto eu com o filme, sentiria um prazer enorme em ouvi-la”, referindo-se à música composta por Miklos Rosza para o épico “Ben-Hur”, de 1958.  Vencedor de onze Oscar, o filme de William Wyler é um marco. Depois que outros astros da época recusaram o papel, Heston foi agraciado com o personagem que lhe renderia o Oscar e a fama imorredoura. Antes das filmagens, passou dois meses aprendendo a dirigir bigas: “Aquele com cara de medo na corrida de bigas era eu mesmo”.
O curioso é que, embora o apelido de Heston seja “Sr. Épico” e seu nome seja sinônimo de personagens bíblicos ou históricos, ele fez muito mais filmes de outros gêneros. Basta lembrar da ficção científica “O Planeta dos Macacos”, dos filmes-catástrofes “Aeroporto 1975” e “Terremoto” ou do thriller policial “A Marca da Maldade”, de Orson Welles.
                             
Protegido por sua vida de reclusão, o ator continuou trabalhando em seus últimos anos. Só em 1998, atuou em quatro filmes, entre eles “Armageddom”. Depois de muita relutância e controvérsias, acabou concordando em atuar no remake de “O Planeta dos Macacos”, dirigido por Tim Burton, em papel inverso daquele que fez na versão de 1968: sob uma pesada fantasia, ele faz o pai do personagem de Tim Roth, um macaco que no leito de morte faz discursos contra a violência.
Afastado das telas desde 2002 devido ao agravamento de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do Mal de Alzheimer, ele faleceu na noite de 5 de abril de 2007, em sua residência de Beverly Hills. “Aos seus amados amigos, colegas e fãs, nós agradecemos suas preces e apoio”, disse a família em comunicado divulgado à imprensa: “Ninguém poderia pedir uma vida mais plena do que a dele. Nenhum homem poderia ter dado mais à sua família, profissão, e ao seu país. Nas suas próprias palavras: ‘Eu vivi uma vida tão maravilhosa! Eu vivi o bastante para duas pessoas'”, acrescentou a nota.
GALERIA DE FOTOS
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Filomografia:
Peer Gynt (1941) (filme estudantil)
Julius Caesar (1950) (1950)
Cidade Negra (1950)
O Maior Espetáculo da Terra (1952)
Trágica Emboscada (1952)
A Fúria do Desejo (1952)
O Destino Me Persegue (1953)
As Aventuras de Buffalo Bill (1953)
O Último Guerreiro (1953)
Ambição que Mata (1953)
A Selva Nua (1954)
O Segredo dos Incas (1954)
Aventura Sangrenta (1955)
A Guerra Íntima do Major Benson (1955)
Lucy Galante (1955)
Os Dez Mandamentos (1956)
Trindade Violenta (1957)
A Marca da Maldade (1958)
Da Terra Nascem os Homens (1958)
O Corsário sem Pátria (1958)
O Navio Condenado (1959)
Ben-Hur (1959)
The Fugitive Eye (1961) (TV)
El Cid (1961)
O Pombo Que Conquistou Roma (1962)
Os Tiranos também Amam (1963)
55 Dias em Pequim (1963)
A Maior História de Todos os Tempos (1965)
Juramento de Vingança (1965)
Agonia e Êxtase (1965) … Michelangelo
O Senhor da Guerra (1965)
Khartoum (1966)
Maugli (1967) (narrador da versão inglesa)
Os Heróis não Se Entregam (1968)
Planeta dos Macacos (1968)
E o Bravo Ficou Só (1968)
Number One (1969)
The Festival Game (1970) (documentário)
King: A Filmed Record… Montgomery to Memphis (1970) (documentário)
De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
Júlio César (1970)
O Senhor das Ilhas (1970)
A Última Esperança da Terra (1971)
À Sombra das Pirâmides (1972)
Voo 502 em Perigo (1972)
Catástrofe nas Selvas (1972)
No Mundo de 2020 (1973)
Os Três Mosqueteiros (1973)
Aeroporto 75 (1974)
Terremoto (1974)
A Vingança de Milady (1974)
Os Últimos Machões (1976)
Midway (1976)
America at the Movies (1976) (documentário) (narrador)
Pânico na Multidão (1976)
O Príncipe e o Mendigo (1977)
SOS Submarino Nuclear (1978)
Os Homens da Montanha (1980)
Reencarnação (1980)
A Montanha de Ouro (1982)
Chiefs (1983) (minissérie)
The Fantasy Film Worlds of George Pal (1985) (documentário)
Directed by William Wyler (1986) (documentário)
Traição e Honra (1987)
Solar Crisis (1990)
As Aventuras na Ilha do Tesouro (1990)
Quase um Anjo (1990)
Genghis Khan (1992) (não completado)
Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993)
SeaQuest DSV (1993) (TV)
Tombstone – A Justiça Está Chegando (1993)
A Century of Cinema (1994) (documentário)
True Lies (1994)
À Beira da Loucura (1995)
Friends (1995) (ele mesmo)
O Anjo Vingador (1995) (TV)
The Dark Mist (1996) (narrador)
Alaska – Uma aventura inacreditável (1996)
Ben Johnson: Third Cowboy on the Right (1996) (documentário)
Hamlet (1996)
Hércules (1997) (narrador)
Off the Menu: The Last Days of Chasen’s (1997) (documentário)
Armagedom (1998) (narrador)
Gideon – Um anjo em nossas vidas (1999)
Um Domingo Qualquer (1999)
Ricos, Bonitos e Infiéis (2001)
Como Cães e Gatos (2001) (voz)
Planet of the Apes (2001)
Last Party 2000 (2001) (documentário)
A Irmandade (2001)
Tiros em Columbine (2002) (documentário)
Josef Menguele (2003)
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segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ABEL COSTA - BIOGRAFIA


caricaturista Abel Costa sempre esteve próximo de arte, desenho e pintura, mas foi apenas em 2006 que iniciou a produção de caricaturas.
Foi neste ano quando realizou seus primeiros eventos ao vivo em camisetas, antes das caricaturas e aerografia, o caricaturista já acumulava experiencia em áreas como desenho animado ( Sketch Studios ), quadrinhos ( diversas editoras ), animação 3d, animação 2d, ilustração ( free lance),  comunicação visual, e artista plástico.


Passou um bom tempo produzindo quadrinhos infantil e de terror, aonde aprendeu e desenvolveu a técnica de criação de personagens e arte final para quadrinhos.
Nesta época também, o caricaturista,  desenvolveu um trabalho  pioneiro com pintura mural ( aerografia ).
Além das caricaturas, o artista desenvolve de maneira experimental,  trabalhos voltados para ilustração,  utilizando várias técnicas, além de aerografia com que trabalha a mais de 15 anos.



Além das caricaturas ao vivo em camisetas, o artista também trabalha com caricaturas ao vivo em papel,  caricaturas digitais ao vivo, e caricaturas ao vivo em canecas, todos ações ao vivo e também sob encomenda .
Para aprimorar seu conhecimento de caricaturas e desenho, o artista tem uma biblioteca atualizada com os melhores livros sobre caricaturas, e  frequentemente participa de workshops e cursos com nomes como Baptistão, eTiago Hoisel, e cursa desenho e pintura com Maurício Takigushi.
Todo este esforço para aprimorar a técnica de caricatura e ilustração, para sempre oferecer uma arte de qualidade .


Visando agregar mais valor e experiencia a carreira de caricaturista, o artista Abel Costa iniciou sua participação em salões de humor em 2011, de início ja foi selecionado para o maior salão de humor da américa latina :
2011 – Salão de Humor de Piracicaba ( selecionado );
Salão de Humor de Caratinga ( selecionado );
Salão Dino de Humor ( selecionado );
2012 – Salão de Humor de Ribeirão Preto ( selecionado );
Salão de Humor de Caratinga ( selecionado ).
Quando iniciou a migração para a internet, levou apenas as caricaturas e a ilustração. Desenvolvendo trabalho para agências de publicidade, editoras, blogueiros, escritores independentes e empresas.
Confira alguns trabalhos de Abel Costa.
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Para aumentar a integração com novas técnicas e o intercambio de informações com caricaturistas de todo o mundo, já é associado do ISCA ( Sociedade Internacional de Caricaturistas ) já a alguns anos.
No Brasil tornou-se pioneiro em caricaturas ao vivo em camisetas e caricaturas digitais ao vivo na tablet.
Entusiasta na divulgação de conhecimento técnico voltado para a arte, em 2015 publica seu primeiro curso online, o “CARICATURA 2.0 ” que já é um sucesso entre os entusiastas em caricaturas.
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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

RAMÓN VALDÉS - O QUERIDO SEU MADRUGA

            

Ele virou um ícone pop. Com seu olhar sincero, bigode e chapéu, ilustra camisetas com a mesma desenvoltura de Che Guevara. Mas, ao contrário do líder revolucionário, Ramón Valdés não desperta polêmicas. Todos concordam que seu grande personagem, o Seu Madruga, foi fundamental para o sucesso do "Chaves" na TV de toda a América Latina. Saiba mais sobre este carismático ator mexicano.
Não se deixe enganar pelas aparê. Ramón Valdés foi um legítimo conquistador, e adimitia ser viciado em mulheres. Ele foi casado três vezes.


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Nascido em 1923, Ramón Valdés já tinha muita estrada quando começou a participar da turma do Chaves ou do Chapolin. Na verdade, ele já era um ator "cinquentão" quando foi convidado por Roberto Bolaños para viver o Seu Madruga.

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Ramón Valdés já tinha muita experiência em comédias no cinema mexicano, no qual começou a trabalhar no final da década de 40. O site IMDb lista 121 produções com Valdés, sendo mais de 50 filmes.

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Ramón Valdés era tão sério quanto o Seu Madruga e, ao mesmo tempo, amável e íntegro. Prova disso é que ele nunca teve sérias desavenças com nenhum artista do elenco.
                                     
                       
Mas se tinha uma coisa que "Don Ramón" não largava era o cigarro. Ele era um fumante compulsivo, e, com o passar dos anos, este vício cobrou uma conta muito cara.

                             

"Don Ramón", o eterno Seu Madruga, morreu em agosto de 1988, aos 64 anos, vítima de câncer no pulmão, com metástase para outros órgãos. Sua morte foi profundamente lamentada em todo o México e demais países latino-americanos que transmitiam "Chaves" e "Chapolin". Porém, como é privilégio de artistas carismáticos, Valdés continua vivo até hoje, levando seus sopapos da Dona Florinda e elouquecendo com Chaves, Quico e sua amada filha Chiquinha.
Só não te dou outra porque... 
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sexta-feira, 29 de julho de 2016

PEDRO BANDEIRA - BIOGRAFIA

                    

Um dos principais autores brasileiros de literatura infanto-juvenil, Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu na cidade de Santos, em São Paulo, no dia 9 de março de 1942. Aí ele se envolveu seriamente com o teatro amador, campo no qual atuou até 1967 como intérprete, encenador e cenógrafo; nesta área ele também teve uma passagem pelo teatro de bonecos.

Em 1961 ele foi para São Paulo com o objetivo de cursar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, a USP. Nesta cidade ele encontra seu grande amor, Lia, com quem se casa e tem três filhos – Rodrigo, Marcelo e Maurício -, que lhe dão cinco netos: Michele, Melissa, Beatriz, Júlia e Érico.

Sua vivência na área de Comunicação – no Jornalismo e na Publicidade - teve início em 1962, quando o escritor ingressa no periódico Última Hora, passando posteriormente a trabalhar na Editora Abril, na qual circulou por várias revistas. Bandeira ressalta a importância de sua experiência jornalística para sua carreira literária, pois o profissional da imprensa é obrigado a dominar assuntos os mais diversos ao escrever sobre eles.

Pedro aprendeu, assim, a dedicar a cada público-alvo uma escrita distinta, desde os adolescentes até os profissionais especializados. Ele também buscou recursos na psicologia e na educação para compreender questões delicadas que envolvem o leitor infantil, tais como a idade em que as crianças vêem o pai como um herói, ou o momento em que esta imagem se desconstrói e a figura paterna é criticada e questionada.
Bandeira recebe então a proposta de criar uma coleção de livros para crianças. Sua primeira publicação é O dinossauro que fazia au-au, de 1983, já aclamado pelo leitor infantil. Seu grande sucesso literário, porém, foi a obra A Droga da Obediência, de 1984, direcionado para o público adolescente, no qual ele se especializou.

Esta obra é a primeira da série que ficará conhecida como Os Karas, integrada por A Droga da Obediência, Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga do Amor e Droga de Americana!Seus personagens são detetives, um grupo clandestino que investiga eventos misteriosos.
Desde 1983 Pedro Bandeira vem devotando todo seu tempo para a prática da literatura. Sua fonte inspiradora são os inúmeros livros pelos quais o autor já navegou e sua própria experiência existencial. Ou, às vezes, ela brota até mesmo das cartas e mensagens que seus fãs lhe enviam toda semana.

Hoje este escritor é um dos que mais vende livros na faixa adolescente – pelo menos 8,6 milhões de exemplares até 2002. Além disso, ele também realiza conferências em todo o país, especialmente para professores, sobre leitura e alfabetização. Bandeira publicou, até agora, mais de 50 obras, entre as quais se destacam: A marca de uma lágrima, A Hora da verdade, Descanse em paz, meu amor, Prova de Fogo, entre outros.

Autor amplamente premiado, já conquistou, entre outros, o Prêmio APCA, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Jabuti, oferecido pela Câmara Brasileira do Livro. Hoje ele vive em São Roque, ao lado da família.


Fontes:
http://www.e-biografias.net/biografias/pedro_bandeira.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Bandeira
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Droga_da_Obediência

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quinta-feira, 30 de junho de 2016

AIMAR LABAKI - BIOGRAFIA

                               

Aimar Labaki Júnior 

 Nascido em São Paulo SP 1960. Autor e crítico. Respeitado por seus artigos e ensaios críticos voltados para as atividades cênicas paulistas, torna-se, em fins da década de 90, dramaturgo encenado continuamente.
Após abandonar uma formação em advocacia, Aimar inicia sua atividade como crítico teatral na Folha de S.Paulo, jornal para o qual escreve entre 1986 e 1990. Nos anos seguintes torna-se colaborador de O Estado de S. Paulo Jornal da Tarde. Escreve ainda, de modo intermitente, para outros veículos: Vogue, Bravo, Folhetim, Teatro al Sur,  etc. 
Na área ensaística colabora em Cinema dos Anos 80, organização de Amir Labaki, 1990; e faz a introdução de Mare Nostrum, de Fauzi Arap, em 1995.
Traduz Ismênia, de Ianis Ritsos, e El Dragón de Fuego, de Roma Mahieu, ambas em 2000. No ano seguinte, é a vez deCopenhagen, de Michael Fryan, prestigiada encenação de Marco Antonio Rodrigues.  
Como autor teatral escreve Tudo de Novo no Front, por ele dirigida em 1992, Vermouth, direção de Gianni Ratto, 1998; A Boa, direção de Ivan Feijó, 1999; Pirata na Linha, 2000; e Motorboy, 2001, infanto-juvenis dirigidos por Debora Dubois. Entre as inéditas constam: Allegro Ma Non Troppo, 1996; Miranda e a Cidade e VagaBunda ou Renée,ambas de 2000, e Babado Forte, baseada no livro de Érica Palomino, 2001.
Entre suas atividades ligadas ao gerenciamento cultural contam-se a assessoria da Secretaria de Estado da Cultura entre 1989-1990 e a direção da Casa de Cultura Mazzaropi, 1992-1993. Na área de curadoria e arbitragem de prêmios é o diretor da extensão paulista do Festival de Londrina, 1989; consultor do Festival de Curitiba, 1992-1993; Curador dos Eventos Especiais do 5º Festival Internacional de Teatro de São Paulo, 1995; e consultor do Programa Petrobras para Artes Cênicas, em 2001, ao lado de Helena Katz.
Para a televisão tem colaborado de diversas maneiras: na área de telenovelas como co-autor de Quem É Você? e Zazá, na TV Globo; como roteirista dos canais GNT, Futura, Redetv, Bandeirantes, TVEscola  (Ministério da Educação) e SBT. É ainda comentarista de teatro na  TV Gazeta (TVMix), apresentador do quadro Acontece do programa DiaDia, 1987-1991, da Rede Bandeirantes, e apresentador, produtor e roteirista do programa Thara Theatro, na Rádio 89 FM.
Aimar Labaki é um dramaturgo que vai mostrando seu valor gradualmente, aprimorando-se a cada nova peça, e firmando-se no panorama teatral como um dos representantes da dramaturgia contemporânea. É, também, consultor de grandes instituições fomentadoras das atividades teatrais e, paradoxalmente, de boa parte da classe teatral paulista. 
Além de realizar curadorias para uma série de eventos, sejam eles festivais, ciclos de palestras e debates, leituras de textos contemporâneos; ou redigir textos e ensaios para publicações editoriais, revistas, jornais... não há quem não o procure para mostrar-lhe um novo texto, um novo projeto de espetáculo, ou um conselho para um novo recorte ou conceito para alguma realização analítica em torno do teatro. Ele é um dos poucos homens de teatro que transita com desenvoltura no eixo São Paulo - Rio, e, ao mesmo tempo, um dos poucos que conseguem conciliar a vida prática de autor com a centena de solicitações que recebe como um dos teóricos paulistas mais respeitados da área.


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sexta-feira, 3 de junho de 2016

WILLIAM SHAKESPEARE - BIOGRAFIA

                               
        William Shakespeare nasceu provavelmente em 23 de abril de 1564
William Shakespeare é considerado o mais importante dramaturgo e escritor de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas frequentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Deixou cerca de 40 peças que abrangem comédias românticas, dramas históricos e tragédias, entre elas, "Romeu e Julieta", "Otelo" e "Hamlet", com sua famosa frase: "Ser ou não ser, eis a questão".
William Shakespeare nasceu provavelmente em 23 de abril de 1564 (foi batizado em 26 de abril de 1564 e o costume na época era batizar crianças três dias após o nascimento), na pequena cidade inglesa de Stratford-upon-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita.
Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, abandonando sua família. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.
Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.
Em 1610 retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos.
Principais obras:
Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.
Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.
Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.
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