Translate

quinta-feira, 1 de março de 2018

MARINO DEL FAVERO - BIOGRAFIA



                                                       Marino Del Favero (1864-1943)

Marino Del Favero, italiano imigrado para o Brasil no final do século XIX, é um escultor entalhador, quase desconhecido na historiografia da arte sacra brasileira. 
                             


Apesar de várias cidades brasileiras possuírem seus retábulos e imagens sacras em catedrais, igrejas matrizes e capelas, poucos são os pesquisadores e historiadores da arte brasileira que aprofundaram seus estudos sobre o artista. 
                                             Resultado de imagem para escultor marino del favero fotos
Descendente de uma família italiana de renomados escultores e formado na academia veneziana, é criador de retábulos, imaginária sacra e mobiliário religioso durante meio século em sua oficina na cidade de São Paulo e que em menos de uma década se tornou uma pequena indústria. 
                                        




Participou de várias exposições nacionais e internacionais, recebendo premiações e atestados de bispos e padres influentes em seu período. Pioneiro da industrialização da arte sacra e encomenda por catálogos, alguns de seus retábulos desapareceram, outros foram substituídos por obras modernas, outros deslocados para outras Igrejas, algumas imagens sacras foram repintadas e descaracterizadas, outras se quebraram, seu mobiliário sacro, desprovido de assinaturas, passa despercebido por muitos, e, certamente muitas de suas obras estão por ser descobertas. 
                        


O estudo se dará através da compreensão da história e evolução da forma dos retábulos e imaginária sacra, suas funções e morfologia, bem como o estudo tipológico de seus retábulos, visando a criar parâmetros para a atribuição de suas obras. Imprescindível é a pesquisa histórica sobre as origens e vida do artista no Brasil para compreender e localizar suas obras na História da Arte Sacra Brasileira. 
                       


O estudo possibilitou revelar a obra e história de um importante escultor-entalhador e industrial na São Paulo da Belle Époque e suas origens na Itália.

Autor: 
Cavaterra, Cristina Antunes.


  • Orientador
  • Tirapeli, Percival.


Clic  no marcador e veja reunidas todas as  postagens relacionadas 

3 comentários:

  1. Boa tarde, Marino del Favero fez a escultura de Nossa Senhora Auxiliadora que está em Marilândia-ES tendo essa imagem uns 2m de altura, e foi feita em 1934.

    É possível encontrar alguém da família dele atualmente?

    Essa imagem foi restaurada na UFES em 2000 a 2001. Ela está perfeita e é linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia Zavariz, infelizmente não tenho conhecimento sobre algum familiar desse notável artista.

      Excluir
  2. Boa tarde
    Em Embu das artes temos uma imagem de Nossa senhora Auxiliadora assinada por Marino del Favero 1939, tenho interesse em saber se ele esteve em tratamento no sanatório em Campos do Jordão tratam se de tuberculose. As irmãs de caridade que trouxeram essa imagem para a Cidade vinda de Campos do Jordão. Aguardo retorno. Atenciosamente Cristina Monteiro

    ResponderExcluir

Se você gostou das postagens deste blog, Mande-nos sugestões de artistas que gostaria de ver publicado!
Abraço.