Translate

domingo, 30 de junho de 2013

ALBRECHT ALTDORFER - BIOGRAFIA

                              Albrecht Altdorfer

Nascido em Regensburg (Ratisbona) em 1480, Altdorfer teve uma vida de burguês abastado em sua cidade natal, onde trabalhou como arquiteto, embora nada reste de sua obra arquitetônica. Estudou com o pai e terminou sua formação artística em Amberg.


                                                           ASCENSÃO DE CRISTO

Herdeiro da tradição gótica, o pintor, desenhista e gravador alemão Albrecht Altdorfer incorporou em sua obra a corrente clássica italiana __ que chegou à Alemanha na primeira metade do século XVI __ e a influência de Dürer, seu contemporâneo. Foi o primeiro mestre da escola do Danúbio e o primeiro paisagista europeu.
                                                            A BATALHA DE ALEXANDRE

O elemento fundamental de sua pintura era a paisagem, à qual se integravam as figuras sem, no entanto, receberem destaque (como, por exemplo, em "São Jorge e o dragão"). Suas montanhas, lagos e bosques não tinham tratamento naturalista; eram antes, criações fantásticas cuja irrealidade via-se reforçada pelo emprego que o artista fazia da cor e da luz. Tal característica levou muitos críticos a considerá-lo um antecessor remoto do romantismo ("O santo enterro" e "A ressurreição"). 
RESSURREIÇÃO DE CRISTO

O estudo da luz alcançaria expressão máxima em "A batalha de Alexandre em Isso", considerada sua obra-prima. A representação da natureza também predominava nos desenhos, feitos em branco e preto sobre papel colorido. A maioria de suas gravações era constituída por miniaturas transbordantes de fantasia; dentre essas, destaca-se a série de quarenta estampas conhecida como "A queda e a redenção do homem". Albrecht Altdorfer morreu em 1538, na mesma cidade em que nasceu.
**Clic no marcador e veja reunidas todas as postagens relacionadas***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou das postagens deste blog, Mande-nos sugestões de artistas que gostaria de ver publicado!
Abraço.